Perguntas Frequentes - FAQ Alunos
Esta é uma página que tenta responder a algumas dúvidas frequentes de alunos no uso da Plataforma EAD.
Este FAQ foi desenvolvido como material orientativo e não exaustivo quanto aos recursos disponíveis na plataforma de educação a distância (sistema de apoio às disciplinas presencias e a distância).
O propósito é que sirva de apoio a alunos, docentes e tutores, no esclarecimento das principais dúvidas na utilização da plataforma.
Recomendações iniciais
Certifique-se de que as suas credenciais (usuário e senha) estejam válidas. Caso precise atualizar sua senha única, faça isto através do link na página de entrada “Esqueceu o seu usuário ou senha?”
● mantenha em seus favoritos o nosso link da plataforma como também o meet
https://meet.google.com/ (acesso as aulas remotas)
● inicialmente, certifique-se de que esteja conectado à Internet
● caso pretenda utilizar recursos audiovisuais locais (microfone e câmera), realize testes básicos antes de
ministrar uma aula online, acesse:
a. https://www.onlinemictest.com/ (teste de microfone)
b. https://www.onlinemictest.com/webcam-test/ (teste de webcam)
c. https://www.onlinemictest.com/sound-test/ (teste de áudio)
https://downforeveryoneorjustme.com/
Acesso e navegação
- Porque não consigo fazer o login?
Podem estar a ocorrer várias situações:
Ainda não está registado como status do Matriculado no Portal Acadêmico ou vinculado a uma disciplina.
Esqueceu-se do seu nome de utilizador ou palavra chave. Lembrando que para o primeiro acesso você deve utilizar como credenciais de acesso a sua matrícula como usuário e senha. Você pode recuperar o registro clicando em "Esqueceu o seu usuário ou senha?" no bloco de Acesso à plataforma e "Buscar".
* Para recuperar o seu usuário ou senha é necessário que o seu registro esteja com email correto.
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- Como volto à página principal?
Use a barra de navegação no topo esquerdo da sua página (logo abaixo do nosso logotipo da FSM), clicando no ícone da casinha (Página inicial).
- Como encontro uma determinada disciplina?
Se não estiver já inscrito e listado na página principal da plataforma, você deve consultar pela caixa de Busca. Se por acaso você não tiver permissão de acesso a disciplina, entre em contato com o nosso suporte virtual pelo botão de POSSO AJUDAR?.
E-mails e Fóruns
- Porque não estou a receber e-mails com mensagens de fórum e os meus colegas sim?
Provavelmente o seu endereço de e-mail no seu perfil está errado ou desativado. Pode acontecer também o caso que que não esteja subscrito no fórum. Existe ainda a possibilidade de alguns domínios de e-mail terem sido banidos pelo administrador. Consulte o seu perfil para saber se o email está correto, caso sim, procure em seu email nas caixas de Spam ou lixeira.
- Como posso parar todos estes e-mails?
Os e-mails são um aspecto central do funcionamento da nossa plataforma. São usados para o manter actualizado do que se passa nas suas páginas. Se deseja diminuir o fluxo de e-mails pode:
Uma boa sugestão é Editar o seu perfil e alterar as suas configurações de Tipo de sumário de e-mails para Completo. Neste caso irá receber apenas um e-mail diário com um resumo.
Anule a sua subscrição de fóruns que não lhe interessam
Desactive o seu e-mail no seu perfil (embora não seja recomendado, podendo mesmo ir contra as regras definidas pelo administrador da plataforma).
Trabalhos e Notas
- Porque não existe um formulário de envio de arquivos ou escrita de texto?
Isto pode dever-se a:
- Terminou o prazo de submissão (envio) de trabalhos;
- O período de submissão (envio) de trabalhos ainda não abriu;
- Já submeteu (enviou) o trabalho e as configurações deste não permitem reenvios.